O que é I-REC?

I-REC é um certificado de energia renovável que permite comprovar que um determinado consumo de energia é originado de fontes limpas, através de seu rastreamento.

1 Certificado I-REC = 1MWh de Energia

No mundo, foram comercializados mais de 15 milhões de RECs nos últimos 10 anos.
No Brasil, foram mais de 2 milhões de I-RECs comercializados desde sua implantação em 2014
Logo da International REC Standard
O I-REC Standard é a empresa que gerencia todos os RECs no padrão I-REC do mundo. Também é responsável pela plataforma online de transferência de RECs.
Logo do instituto totum
O Instituto Totum é o representante do International REC Standard no Brasil. Ele é responsável por fazer a EMISSÃO dos RECs dos empreendimentos brasileiros. Ou seja, transformar MWh em RECs e transferindo esses certificados para a plataforma online internacional.

Como funciona?

O consumidor se baseia na quantidade de energia que utiliza. Cada REC representa uma unidade de geração de energia renovável (1 REC = 1 MWh)
AES BRASIL

Solicitar Emissão

TENDÊNCIA ENERGIA

Plataforma I-REC

CLIENTE

Adquira

Onde são utilizados?

Com os RECs, você pode cumprir com obrigações internas e/ou compromissos com outras organizações que exijam um consumo renovável de energia com o custo baixo, sendo possível gerrar um alto valor para a imagem da empresa, fortificando a pauta de sustentabilidade e ESG.

Motivações Internas

Metas sustentáveis internas, posicionamento da marca, divulgação, inovação)

Motivações Externas

1. GHC PROTOCOL 100

92% das empresas da fortune 500 que reportaram ao CDP utilizaram o GHG Protocol como metodologia. Não especifica uma validade para os RECs declarados.

2. CARBON DISCLOUSURE PROGRAM

A unidade de geração do REC deve estar localizada na mesma região da unidade operacional que declara o consumo de energia. O REC utilizado deve, necessariamente, comprovar a energia renovável consumida no ano do reporte. A data de emissão deve ser recente.

3. RENEABLE 100

Compromisso de se tornar 100% renovável. Progresso reportado anualmente via CDP Climate Change. As exigências do RE100 para o REC são as mesmas do CDP. Exceção: o RE100 exige que o período de emissão do REC seja o mesmo do ano de reporte, ou seja, o ano no qual a energia foi consumida.

4. GLOBAL REPORTING INITIATIVE

93% das 250 maiores empresas do mundo reportam o respectivo desempenho em sustentabilidade; Relatórios no padrão GRI são desenvolvidos em mais de 100 países; Não são feitas exigências em relação ao REC e sua validade.

5. ZERO ENERGY BUILDING (GBC)

Construções autossuficientes em energia. Requisitos: eficiência energética; autogeração de energia renovável (on-site ou off-site); compra de RECs para demanda energética remanescente. Não é exigida uma validade para o RECs utilizados.

6. LEED (GBC)

Sistema de avaliação de prédios verdes mais utilizado no mundo. Compra de energia renovável como um dos critérios de avaliação. Não exige um prazo de validade para o REC. A exigência refere-se à quantidade (o REC deve equivaler a pelo menos 50% da energia elétrica consumida no projeto) e possuir a chancela de sustentabilidade REC BRAZIL.

Nossas fontes

Usina Hidrelétrica Água Vermelha

A AES Tietê certificou sua maior usina hidrelétrica pela plataforma internacional de rastreamento I-REC STANDARD, estando apta a emitir e comercializar RECs.
Comportas da usina

Localização:Ouroeste/SP e Iturama/MG

Capacidade Instalada:1.386,20 MW

Ano de Construção:1979

Capacidade de Geração:Aprox. 7 milhões MWh/ano

IREC-logo.png-2

Usina Eólica Seraíma

A AES Tietê também certificou sua usina eólica Seraíma com o selo REC Brazil. Este certificado também é considerado um I-REC, porém fornece garantia ao cliente de que a usina atende a critérios de adicionalidade, sustentabilidade nos aspectos sociais, ambientais e relação com a comunidade, assim como agregação de todos os atributos ambientais.

Localização:Guanambi/BA

Capacidade Instalada:30 MW

Ano de Construção: 2017

Capacidade de Geração:Aprox. 100 mil MWh/ano