Um ambiente onde sua empresa pode escolher seu fornecedor de energia, negociando livremente condições como volume, preço e prazo, gerando economia nas despesas/custos com energia elétrica.

A livre negociação e o poder de selecionar o fornecedor, criam um ambiente competitivo, que permite ao consumidor adquirir energia por um preço menor, além de lhe oferecer maiores flexibilidade e poder de decisão.

Atualmente quem possui demanda superior a 2,5 MW pode sair do mercado cativo (romper o contrato com a distribuidora local) e aderir a compra direta com o fornecedor de energia através de uma gestora/comercializadora de energia. Consumidores com demanda contratada igual ou maior que 500 e menor que 2.500 kW, independentemente do nível de tensão, também podem ser livres, porém necessariamente devem comprar energia proveniente de fontes especiais¹.

CLIENTES MULTISITES

 

Consumidores com o mesmo CNPJ ou localizados em área contígua (sem separação por vias públicas) podem agregar suas cargas para atingir o nível de demanda de 500 kW exigido para se tornar consumidor especial. 


Por exemplo, uma rede de supermercados, com dez unidades consumidoras (todas com o mesmo CNPJ), cada uma com 50 kW de demanda contratada, poderá se tornar um consumidor especial por comunhão de cargas, atingindo a demanda requisitada de 500 kW.

ENERGIA ESPECIAL (INCENTIVADA)

 

Os consumidores que adquirem energia de fontes incentivadas têm direito à redução, entre 50% e 100%, nas tarifas de uso do sistema de distribuição e transmissão (TUSD e TUST).

FORNECEDORES DE ENERGIA AO MERCADO LIVRE

 

A energia pode ser disponibilizada aos consumidores do mercado livre por agentes comercializadores, autoprodutores, geradores e até mesmo por cessão de excedentes com outros consumidores livres e especiais, desde que cadastrados como agentes da CCEE. 
Os consumidores podem comprar energia por meio de contratos de compra de energia incentivada e/ou convencional.

COMO A TENDÊNCIA ENERGIA PODE AJUDAR?

 

Estamos capacitados para ajudar nossos clientes no estudo de viabilidade e representação junto aos agentes setoriais para migração, apoiando desde as adequações técnicas até a compra da energia no mercado livre (ACL).
Preencha os dados abaixo que entraremos em contato e faremos uma avaliação preliminar sem custo ou entre em contato conosco para marcarmos uma visita.

Contate-nos
 

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados

  • Facebook
  • Instagram