Buscar
  • Tendência Energia

Agricultura familiar participará do Plante Solar

A agricultura familiar vai integrar as ações do projeto Plante Solar criado pela Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sedetur) para a captação de energia, por meio da implantação de duas usinas fotovoltaicas bifaciais de inversão cinco megawatts. O projeto foi discutido na reunião do Conselho Estadual de Políticas Energéticas com as cooperativas da Unicafes Alagoas.

As cooperativas responderão pela central de operação dos módulos solares a serem implementados na agricultura. A cessão das propriedades rurais será convertida em renda para o agricultor participante. De acordo com o presidente da Unicafes, Antonino Cardozo, deve gerar oportunidades no campo.


“A reativação do conselho de Política Energética vem num momento fundamental para repensar a produção de bioenergias e energias renováveis. Teremos uma experiência inovadora onde o cooperativismo e a agricultura familiar farão o movimento inverso entre o campo e a cidade, se apresentando como parte da solução para a retomada econômica”, destacou.

O Programa será ponto de investimento do Governo do Estado, por meio da Sedetur. Segundo o secretário Marcius Beltrão, a geração de energia através das placas fotovoltaicas serão disponibilizadas para condomínios e residenciais. “O aumento na oferta de energética no Estado de Alagoas vai aumentar a capacidade de produção a partir do funcionamento destas duas usinas, inicialmente, de cinco megawatts, cada uma, devendo aumentar a capacidade de investimento em Alagoas. Essa energia vai melhorar a qualidade de vida e promover barateamento”, informou Beltrão.


Fonte: https://d.gazetadealagoas.com.br/rural/334280/agricultura-familiar-participara-do-plante-solar

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O prédio da Escola de Governo, localizado no Centro Administrativo em Natal, receberá energia solar para diminuir os gastos com energia elétrica e atenuar os impactos ambientais, já que o sistema é su