Buscar
  • Tendência Energia

Cientistas australianos estabeleceram novo recorde de eficiência com painéis solares de dupla face

Cientistas da Australian National University desenvolveram um novo tipo de células solares com maior eficiência. Ao fazer os painéis de dupla face, eles estabeleceram um recorde mundial – a eletricidade é gerada a partir da luz que incide na frente e atrás da bateria.


Fonte: scitechdaily.com


De acordo com o chefe do grupo de pesquisa Dr. Kean Chern Fong, os painéis do novo tipo contornam facilmente as estruturas unilaterais tradicionais baseadas em silício. Um lado dessa bateria gera eletricidade da luz solar direta, enquanto o outro capta a luz refletida do solo e de outros objetos, dando um ganho de energia de 30%. Segundo os autores do projeto, com a crescente popularidade dos painéis solares, baterias de um novo tipo poderão ocupar até 50% do mercado nos próximos cinco anos.


A nova tecnologia não implica um aumento crítico nos custos de material, todas as soluções são totalmente compatíveis com as linhas de produção existentes. Levando em consideração o fato de que a eficiência do painel frontal é de até 24,3%, e do painel traseiro até 23,4%, o ganho geral em teoria chega a 96,3% em relação às soluções unilaterais tradicionais. Na prática, a eficiência de um painel dupla-face é de 29%, o que é um recorde mundial de qualquer maneira.

O projeto foi apoiado pela Agência Australiana de Energia Renovável (ARENA) e pelo Centro Australiano para Energia Fotovoltaica Avançada (ACAP).


Fonte: https://avalanchenoticias.com.br/na-vanguarda-da-ciencia/cientistas-australianos-estabeleceram-novo-recorde-de-eficiencia-com-paineis-solares-de-dupla-face/

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O prédio da Escola de Governo, localizado no Centro Administrativo em Natal, receberá energia solar para diminuir os gastos com energia elétrica e atenuar os impactos ambientais, já que o sistema é su