Buscar
  • Tendência Energia

Energia solar começa a ser instalada em escolas estaduais do ES

Até o fim do ano, cerca de 70 escolas estaduais do Espírito Santo vão contar com a ajuda do Sol para suprir a demanda de energia elétrica. Segundo a Sedu (Secretaria da Educação) do estado, mais de R$ 16 milhões foram investidos e até agora 11 unidades escolares já contam com um sistema fotovoltaico.

Uma das unidades que já está com a usina fotovoltaica instalada é a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Iracema Conceição Silva, localizada na Serra.

Segundo a Sedu, além de reduzir custos com a conta de luz, a instalação dos painéis solares permite a climatização de salas de aula e outros ambientes escolares e mostra aos estudantes a importância da sustentabilidade como iniciativa escolar.

“Vamos fazer a instalação de células fotovoltaicas em mais de 70 escolas do Estado. Em algumas, a instalação já é realidade. É importante que possamos climatizar as salas de aula e avançarmos em energia renovável, protegendo o meio ambiente e economizando recursos públicos para que possam ser investidos em melhorias diretamente à população”, destacou o governador Renato Casagrande.

Segundo Aurélio Meneguelli, subsecretário de Estado de Suporte à Educação da Sedu, ao final das instalações, a economia será de cerca de R$ 4 milhões anuais em contas de energia.

“Estamos priorizando as escolas de baixa tensão com menor payback, para depois seguirmos para as de média tensão. O payback varia de dois anos e meio a cinco anos e meio. Essa ação possibilitará a economia de recurso financeiro para permitir a climatização de mais espaços nas escolas”, afirmou Meneguelli.

Espirito Santo

Atualmente, o Espírito Santo possui mais de 7,4 sistemas energia solar na geração distribuída, espalhados por todas as 78 cidades do estado, segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). São cerca de 8,4 mil consumidores capixabas que já contam com redução na conta de luz e maior autonomia e segurança elétrica por meio da fonte fotovoltaica.

Ainda de acordo com os dados da Agência, o Espirito Santo está entre os vinte estados brasileiros com maior potência instalada de energia solar na geração distribuída, com 97,8 MW em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.


Fonte: https://canalsolar.com.br/energia-solar-comeca-a-ser-instalada-em-escolas-estaduais-do-es/

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Amapá tem novo corte de energia, em 13 das 16 cidades

O fornecimento de energia foi interrompido em 13 das 16 cidades do Amapá na tarde desta quarta (16), por nova queda no sistema de transmissão que conecta o estado ao resto do país. As causas ainda est

O “jabutizal” para aprovar…

As emendas que o senador Marcos Rogério (DEM-RO) acolheu no relatório do projeto da Eletrobrás aumentam ainda mais a despesa da União com a proposta. Cria, inclusive, mais subsídios à indústria de car