Buscar
  • Tendência Energia

Energia solar e as oportunidades e desafios do armazenamento

A grande revolução do setor de energia solar está intimamente ligada aos novos desafios globais nas áreas de mobilidade urbana, internet das coisas e redes inteligentes. A tecnologia fotovoltaica está no centro do debate em torno da viabilidade, por exemplo, dos veículos elétricos, das construções sustentáveis e, sobretudo, do armazenamento de energia elétrica por baterias. Historicamente, sistemas de armazenamento sempre foram um desafio na geração de energia elétrica.


Por muitos anos, o armazenamento eletroquímico, por meio de baterias chumbo ácido, foi muito utilizado em regiões isoladas ou remotas, mesmo com dificuldades em aspectos como custo, durabilidade e necessidade de manutenção recorrente em alguns modelos. Programas de eletrificação do Governo Federal, como o Programa de Desenvolvimento Energético dos Estados e Municípios e o Luz para Todos, viabilizaram a instalação de uma importante quantidade de sistemas de fontes renováveis com armazenamento, em locais afastados. Com isso, foi possível superar certas características, como a grande distância da rede elétrica, a baixa densidade populacional e as dificuldades para o fornecimento contínuo de combustíveis, entre outras. Atualmente, ainda existem no Brasil muitos locais que apresentam estas mesmas características e representam um grande mercado potencial para soluções como sistemas fotovoltaicos com baterias.


Para ler mais a respeito: http://clipping.cservice.com.br/cliente/viewmateria.htm?materiaId=50441362&canalId=324232&clienteId=rLPNkG81P3Y=&newsletterId=9Vaf4IThm2c=

0 visualização

Posts recentes

Ver tudo

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados

  • Facebook
  • Instagram