Buscar
  • Tendência Energia

Energia solar no Pará ultrapassa 100 megawatts

Segundo mapeamento da ABSOLAR, território paraense está em décimo terceiro lugar no ranking estadual da geração solar distribuída no País


Segundo recente mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Pará acaba de ultrapassar a marca de 100 megawatts (MW) operacionais de energia solar instalada em telhados e pequenos terrenos. A região ocupa a décima terceira posição no ranking estadual da geração distribuída solar fotovoltaica no Brasil.

O estado paraense possui atualmente 9.004 sistemas em operação, que abastecem 10.893 consumidores, espalhados por 129 cidades. Ou seja, 89,6% dos 144 municípios paraenses já possuem pelo menos um sistema solar fotovoltaico em funcionamento.


Um dos destaques do Pará é o município de Belém, que lidera a geração fotovoltaica no estado com 15,3 MW operacionais e 0,3% de toda a produção nacional no Brasil nesta modalidade.

Para Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, a região é estratégica no país para o desenvolvimento da fonte solar fotovoltaica.


"O estado paraense possui um grande potencial para a tecnologia fotovoltaica e, com a atual presença da energia solar na geração distribuída, o mercado contribui de forma significativa para o desenvolvimento sustentável e econômico de todo o território", comenta.

Para o CEO da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, a energia solar fotovoltaica tem função cada vez mais estratégica para o atingimento das metas de desenvolvimento socioeconômico e sustentável em todos os estados brasileiros.

"A tecnologia fotovoltaica é essencial para a recuperação da economia após a pandemia, sendo a fonte renovável que mais gera empregos no planeta", conclui Sauaia.

Fonte: https://www.terra.com.br/noticias/climatempo/energia-solar-no-para-ultrapassa-100-megawatts,9b353e54891490412b7609ba15aa011e7k841hf4.html

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Energia Solar bate novo recorde no Nordeste

Segundo ONS, geração média alcançou 561 MW médios na terça-feira, 6 de abril O Operador Nacional do Sistema Elétrico divulgou que a região Nordeste registrou um novo recorde de geração solar fotovolta