Buscar
  • Tendência Energia

“Estamos construindo hoje um futuro com energia renovável e sustentável”

afirma Waldeli ao inaugurar usinas fotovoltaicas em escolas, CEI e sede da Secretaria de Educação de Costa Rica.


Aliar economia de gastos públicos à sustentabilidade, mas sem perder de vista a receita tão cobrada pelo Governo de Costa Rica - MS cuja base é a eficiência na gestão pública. Essa equação garantiu a inauguração na tarde desta quinta-feira (06), de cinco usinas fotovoltaicas instaladas nas Escolas Municipais Francisco Martins Carrijo; Fábio Rodrigues Barbosa e Vale do Amanhecer, e ainda, no CEI – Centro de Educação Infantil – Ilídia Lacerda de Almeida e na garagem da Secretaria de Educação.

Com investimento de R$ 1.321,736,00 em recursos próprios, a expectativa do prefeito é gerar uma econômica nas contas de energia elétrica de aproximadamente R$ 10 milhões em 25 anos. “Esse sem dúvidas é um dos projetos de tecnologia mais ousados de que se tem notícia no Executivo Municipal de Costa Rica; a utilização de energia limpa, fonte 100% renovável, para alimentar os sistemas elétrico nas instituições de ensino municipal”, destacou o prefeito.

“Estamos construindo hoje um futuro com energia solar, limpa, renovável e sustentável, estamos iluminando os novos caminhos”, afirmou o prefeito ao informar que o projeto foi elaborado pelo SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - que fez o estudo de viabilidade. "Investir em energia de fontes renováveis é investir em um futuro sustentável e rentável”, enfatizou o Waldeli.

Executada pela Empresa Parisi & CIA Ltda, ganhadora da licitação que implementou as células fotovoltaicas nos cinco prédios públicos municipais. “A ideia é dar visibilidade a diversas iniciativas hoje já existentes, como auto geração de energia e eficiência energética, reciclagem, redução e destinação adequada de resíduos, conscientização ambiental, etc”, complementou o prefeito ao agradecer a presença do empresário Massimo Parisi e do engenheiro civil Antônio Ferreira Borges Junior que entregaram oficialmente as autoridades locais, as usinas fotovoltaicas.

Segundo a subsecretária de Administração Liliane Campos, os cinco prédios públicos beneficiados nesse projeto, vão produzir energia para atender as demais unidades consumidoras, ou seja, todas as escolas municipais e CEIs da REME. “Ao longo de um ano, as usinas podem gerar uma economia de energia elétrica em torno de 480 mil/ano”, enfatizou.

Por sua vez, o secretário Municipal de Educação, professor Alaércio Guimarães, a acessibilidade desses equipamentos cria uma oportunidade para que os alunos conheçam o sistema solar fotovoltaico e entendam como ele funciona. "Inclusive, isso faz com que despertem desde cedo o importante sentimento de preservação do meio ambiente por meio da geração de energia utilizando fontes naturais renováveis", afirma o gestor público.

“Sabemos que as energias renováveis fazem sentido para o clima e para a economia. Se quisermos alcançar um futuro seguro e sustentável, precisamos fazer muito mais agora em termos de criação de um ambiente regulatório e de infraestrutura que incentive o investimento em renováveis”, reforçou a vereadora Profª Me. Manuelina Martins.

A energia fotovoltaica utiliza a radiação emitida pelo Sol para gerar energia elétrica. Após a instalação das usinas, toneladas de CO2eq (equivalente de dióxido de carbono) devem deixar de ser emitidas para a atmosfera. Cada placa solar tem, em média, vida útil superior a 25 anos.

“Costa Rica é um exemplo. É considerada modelo de gestão, figurando no primeiro lugar, entre os municípios, no Índice Integrado de Governança e Gestão Públicas que mede a capacidade dos governantes de gerir seus bens”, lembrou o prefeito Waldeli durante a solenidade de entrega que foi transmito ao vivo pelo Facebook do município e contou também com a participação do secretário de Obras Públicas Renato Barbosa de Melo e o engenheiro Civil Igor Vargas.


Fonte: http://www.costaricaemfoco.com.br/noticia/29722--estamos-construindo-hoje-um-futuro-com-energia-renovavel-e-sustentavel--afirma-waldeli-ao-inaugurar-usinas-fotovoltaicas-em-escolas-cei-e-sede-da-secretaria-de-educacao-de-costa-rica.html

0 visualização

Posts recentes

Ver tudo

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados

  • Facebook
  • Instagram