Buscar
  • Tendência Energia

Hospital da Baleia terá a maior usina fotovoltaica em área urbana de Minas Gerais

A Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia irá lançar no dia 3 de março, às 8h30, as obras da Usina Fotovoltaica Paulo Vivas Guimarães. A implantação do sistema tornará o complexo hospitalar mais sustentável, com a geração de energia totalmente limpa e renovável, deixando de emitir 66 toneladas de CO² por mês. Ao mesmo tempo, cria uma alternativa financeira para diminuir o alto custo da tarifa de energia elétrica.

Essa será a maior usina fotovoltaica em área urbana de Minas Gerais, com capacidade de 1,51 MW (mega watts) e usará 4.720 módulos solares de 320W. A energia produzida mensalmente será o equivalente ao consumo de 1.500 residências.

A expectativa é que com a construção da usina, a Instituição tenha uma economia de mais de R$ 1 milhão/ano no valor da conta de energia elétrica. Para o início das obras, a Fundação aguarda a liberação da Secretaria de Meio Ambiente de Belo Horizonte. A previsão é que o tempo de obra seja em torno de 3 meses. Paralelo a isso, estão sendo feitas obras de adequação da rede de distribuição da Cemig, que têm prazo para finalização no mês de setembro.

A obra ocupará uma área de 24 mil metros quadrados, proporcional a três campos de futebol. Ela será construída próximo ao prédio da Radioterapia, local com condições ideais para geração solar devido à sua inclinação natural para o norte e por não utilizar qualquer área de preservação ambiental.

A construção tem um custo previsto de R$ 4 milhões, valor 100% doado pela família Pentagna Guimarães, filhos de Paulo Vivas Guimarães. A data de lançamento da obra celebra o centenário de nascimento do homenageado.


Fonte: https://portalhospitaisbrasil.com.br/hospital-da-baleia-tera-a-maior-usina-fotovoltaica-em-area-urbana-de-minas-gerais/

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo