Buscar
  • Tendência Energia

Pós-Unifor oferece Especialização na área de Energias Renováveis, mercado em ascensão

Diante da expansão do setor, cresce busca por profissionais qualificados. Curso de Pós-Graduação visa capacitar profissionais sobre energia proveniente de fontes alternativas


Com a preocupação crescente em todos os mercados de atuação profissional em relação à sustentabilidade e preservação do meio ambiente, tendência que de imediato já revela uma nova postura social de preocupação com o futuro, as energias renováveis se mostram uma pauta de permanente relevância. Reconhecido por suas condições climático-ambientais, o Brasil se destaca, de acordo com a Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), como o segundo país com maior empregabilidade na área, ultrapassando a marca de um milhão de vagas ocupadas pelo setor em 2019.

Na região Nordeste, o Ceará tem tomado a liderança no que é relativo ao investimento em energias renováveis; há foco, em especial com o investimento em usinas fotovoltaicas e eólicas, na modernização e ampliação dos meios de se obter energia limpa. Na última sexta-feira, 19 de fevereiro, por exemplo, o Governo do Estado assinou acordo de lançamento do Hub de Hidrogênio Verde, a ser produzido em uma planta-piloto de eletrólise, no Complexo do Pecém. Para tanto, existe uma demanda a ser suprida de profissionais com capacitação neste segmento. Com o intuito de atendê-la, a Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, iniciou neste semestre a oferta da segunda turma do curso de Especialização em Gestão de Plantas de Geração de Energias Renováveis, mantido pela Escola de Tecnologia da Pós-Unifor.


“O curso se destina a profissionais experientes que queiram se especializar ou iniciantes que queiram se qualificar para o mercado de trabalho, principalmente em energia eólica e solar”, explica a professora Camylla Melo, que coordena o curso. Ela é especialista em energia renováveis, e também está à frente de mais alguns cursos de Pós-Graduação lançados na área de tecnologia.

Ainda sobre a Especialização, Camylla ressalta que “todo o corpo docente da Pós-Graduação é composto por profissionais que atuam no mercado na área das disciplinas que vão ministrar. Buscamos aliar a experiência do profissional com a competência para ministrar de forma clara e objetiva o conteúdo”. Tal ação faz parte de uma série de diferenciais da Pós-Unifor que buscam tornar tênue a linha que divide a rotina profissional e a sala de aula.

O curso concentra seu público-alvo em profissionais de nível superior interessados em desbravar conhecimentos relativos aos processos de geração da energia proveniente de fontes alternativas, principalmente empresários, engenheiros, tecnólogos e outros atuantes em empresas ligadas ao ramo. Mais informações, incluindo detalhes de inscrição, podem ser obtidas aqui.

Em busca do futuro

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, o setor de energias renováveis permanece seguindo de maneira firme e promissora. Dados levantados pela IRENA prevêem que, em um cenário de três anos pós-pandêmicos, haja um fortalecimento de investimentos em sustentabilidade que pode contribuir com a criação de até 5,5 milhões de empregos ligados à transição de fontes de energia. No caso do Ceará, um vislumbre dessa situação já se manifesta: o Estado deixou a posição de importador de energia elétrica para se tornar exportador.


Em preparação para o crescimento que está por vir, as aulas do curso de Especialização em Gestão de Plantas de Geração de Energias Renováveis seguem a todo vapor, ainda que de forma remota. “O projeto do curso foi feito para as disciplinas ocorrerem de forma presencial, porém, diante do contexto da pandemia, as aulas estão ocorrendo no formato virtual síncrono, onde o networking e a interação com o docente continuam ocorrendo de forma frutífera”, evidencia a professora Camylla Melo.


Fonte: https://g1.globo.com/ce/ceara/especial-publicitario/unifor/ensinando-e-aprendendo/noticia/2021/02/24/pos-unifor-oferece-especializacao-na-area-de-energias-renovaveis-mercado-em-ascensao.ghtml

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Energia Solar bate novo recorde no Nordeste

Segundo ONS, geração média alcançou 561 MW médios na terça-feira, 6 de abril O Operador Nacional do Sistema Elétrico divulgou que a região Nordeste registrou um novo recorde de geração solar fotovolta

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados

  • Facebook
  • Instagram