Buscar
  • Tendência Energia

Sebrae Alagoas e Sindenergia estudam opções de energias renováveis para micro e pequenos negócios

Os sucessivos aumentos na tarifa da conta de energia têm preocupado os empreendedores de micro e pequenos negócios do estado, que começam a procurar o Sebrae Alagoas em busca de opções de fontes alternativas para o fornecimento de energia. A instituição se reuniu com dirigentes do Sindicato das Indústrias de Energia do Estado de Alagoas (Sindenergia/AL), na última terça-feira (20), para tratar sobre esse assunto, com foco na elaboração de um projeto específico para energias renováveis.

Entre as opções já consolidadas no mercado está a energia solar fotovoltaica, que representa uma excelente alternativa para as pequenas empresas e um grande potencial de ganho de competitividade considerando o seu retorno imediato.

“Levando isso em consideração, estamos planejando o desenvolvimento de um projeto específico para energias renováveis em Alagoas, que visa o fortalecimento das empresas instaladoras de painéis fotovoltaicos, assim como a criação de momentos de conexão deste público com os demais segmentos atendidos pelo Sebrae”, revela o analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento (UCD) do Sebrae Alagoas, Harrison de Freitas.

“Nós da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento estamos há um tempo percebendo, nos contatos com os clientes, uma grande preocupação sobre a elevação do custo da energia dentro dos seus negócios, considerando, principalmente, a crise hídrica que o país vem enfrentando nos últimos meses”, destaca.


A ideia é a criação de uma governança setorial de energia para viabilizar um processo de co-criação com os principais atores desse setor em Alagoas. Para isso, o Sebrae teve um primeiro contato com os dirigentes do Sindenergia.

“Foi apresentado um esboço do que pensamos e também ouvimos as impressões deles sobre a proposta e um pouco sobre o cenário local de energia. Ainda temos outros parceiros que vamos fazer estes contatos, para que tenhamos uma proposta robusta e que represente a realidade do segmento local. Mas o Sindenergia se mostrou muito aberto em contribuir conosco neste processo”, conta Harrison Freitas.

Além do analista da UCD, também participaram da reunião o presidente do Sindenergia/AL, Carlos Oiticica de Paiva, e Rafael Piatti Oiticica de Paiva, secretário da instituição.


Fonte: https://www.tnh1.com.br/noticia/nid/sebrae-alagoas-e-sindenergia-estudam-opcoes-de-energias-renovaveis-para-micro-e-pequenos-negocios-do-estado/

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O prédio da Escola de Governo, localizado no Centro Administrativo em Natal, receberá energia solar para diminuir os gastos com energia elétrica e atenuar os impactos ambientais, já que o sistema é su